quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LAÇO COMPRIDO NO RIO GRANDE DO SUL

essa é uma prova de habilidade campeira. O cavaleiro deve laçar a rês pelos chifres dentro de um limite de 100 m. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas. A armada deve medir 8 m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.




O laço comprido é um esporte muito praticado nos estados sulinos do Brasil, devido a seu sucesso  hoje se espalha também por outros estados do norte e até em alguns países visinhos como, Paraguay, Argentina e Uruguai, é também conhecido pelo nome de tiro de laço, Surgiu no ano de 1957 onde um fazendeiro estava assistindo um jogo de futebol e teve a idéia de fazer um jogo que envolvesse a lida do campo, como laçar bois. Contou a idéia para alguns amigos fazendeiros e resolveram fazer um Rodeio onde teriam a prova do laço comprido.
A prova de laço comprido consiste de um laçador com seu cavalo, ele precisa laçar o boi apenas pelos chifres, se o boi for mocho(sem crifre) o laçador tem que laçar apenas pelas orelhas ou pela parte superior da cabeça, porém ele tem que laçar o boi nos limites da pista de laço que tem geralmente 120m. e conduzir o boi até o brete final onde o boi entra e se o mesmo estiver laçado o laçador ganha um ponto positivo. No final do rodeio quem laçar mais sai vencedor. Entretanto o laçador também depende de ter um bom laço e um ótimo cavalo treinado para a prova de laço comprido, devidamente encilhado.
Antigamente apenas homens adultos competiam e laçavam, contudo as mulheres vem garantindo o seu lugar, muitas vezes até ganhando de homens experientes, isso vai da habilidade campeira, de muito treino e saber andar a cavalo muito bem, para isto existem categorias diferentes de laço comprido como: as categorias femininas Prendinha (até 12 anos), Prenda (a partir de 12 anos e não tem limite de idade), já as categorias masculinas são, Piá (até 12 anos), Guri (a partir de 12 até 15 anos), Peão (a partir dos 15 até os 60 anos), Veterano (a partir dos 60 até 70), Vaqueano (a partir dos 70 e não tem limites de idade).
O esporte de laço comprido abrange todas as idades e gêneros sem preconceitos, sendo um esporte onde a família toda pode participar com as outras categorias de dupla, pai e filho(a), Avo e neto(a), dupla de irmãos(s).
Veja a seguir fotos da prova executada por Prendas de habilidade campeira:
laço comprido prendaprenda laçandoprenda campeira Gabrieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário